Dúvidas sobre higiene íntima das Recém Nascidas

                Muitas mães de primeira viagem e algumas mães só de meninos , me perguntam como deve ser feita a higiene genital da recém nascida . Na verdade não há segredos . As dúvidas mais comuns  são:

  1. Posso lavar o genital com a mão ? Sim , durante o banho , a forma mais fácil e suave de fazer a higiene genital da sua bebê é com a mão. Deve-se afastar delicadamente os grandes lábios  para retirar resíduos de fezes ou pomada. A água com sabonete infantil são suficientes para uma boa higienização.

  2. “Tenho medo de lesar o hímen durante o banho “  - não se preocupe .A lavagem , desde que realizada  sem esfregar com força, não causa danos.

  3. Quais produtos são indicados – agua e sabonete infantil são os mais indicados . Deixe os lenços umedecidos para os dias de passeio pois , eles podem retirar a oleosidade natural da pele quando usados em excesso. Nunca utilize sabonetes íntimos , eles têm um pH ácido próprio para o uso adulto e não infantil . Dê preferência ao tecido de algodão para fazer a secagem , ele é macio e mais absorvente. Você deve lavá-lo com sabão de coco ou neutro, evite os produtos químicos tradicionais ( sabão em pó, alvejantes e amaciantes) e até mesmo os produtos infantis . O papel , seja ele de qualquer tipo, contém produtos químicos utilizados no processo de branqueamento , portanto , evite.

  4. Durante a troca de fraldas ... Também sem novidades , os mesmos produtos de banho devem ser utilizados . Agua morna embebida em algodão resolve a maior parte dos problemas . Se estiver muito sujo , adicione um pouquinho de sabonete infantil. O sentido da limpeza é SEMPRE da vagina para o ânus , assim evita-se trazer para dentro da vagina resíduos de fezes, o que pode favorecer o desenvolvimento de infecções  genital e urinária. O movimento deve ser feito de uma só vez, descartando-se em seguida o algodão sujo , se precisar pegue outro pedaço de algodão e repita o processo. Não utilize haste flexíveis ( cotonetes) , elas são rígidas e podem lesar o hímen.

  5. Uso de pomadas para assadura  - podem ou não ser usadas , de acordo com a orientação do pediatra . O objetivo da pomada é isolar a pele da umidade da fralda , portanto deve ser usada na genitália externa, bumbum e coxas, onde há esse contato . Logo , não passe dentro da vagina . As pomadas mais gordurosas são mais difíceis de retirar , então prefira formulações mais fluidas.  A melhor forma de prevenção das assaduras ainda é a troca  de fraldas assim que o bebê faz xixi ou cocô.          

Drª Alexandra Valverde

CRM - PR 19171

R. Piratininga 83, sala 02 - CEP 87200-163  -  Zona 1 - Cianorte PR

Fones : ( 44) 3401-0839 / (44) 9 9722-0987

e-mail : alexandra_gineco_logia@outlook.com