Muitas mães me perguntam : “ qual a idade que devo trazer minha filha para a primeira consulta ginecológica ? “ Convencionou –se que essa primeira visita deveria ser realizada após a primeira menstruação , mas , na verdade , tudo depende das queixas da paciente . Assim , temos atendimento infanto-puberal  , que abrange qualquer idade, da menina à adolescente. A maior parte das vezes , esse primeiro contato se dá na adolescência ( 12 aos 18anos).Trata-se de um período de muitas mudanças corporais e psíquicas. Um verdadeiro turbilhão de novidades dentro e fora do corpo! E tudo o que é novo , nos assusta . Não é mesmo ? Então , vamos tentar simplificar as coisas ... mostrar para você que a primeira consulta ginecológica é muito simples e não há motivos para pânico.

                O que você precisa saber :

  • Você tem direito a um acompanhante – Você pode escolher alguém para acompanhá-la durante a consulta, pode ser sua mãe / avó /tia . Se você é menor de 14 anos , sua mãe ou responsável deve estar presente.  

  • Você tem direito a privacidade – ou seja , de ser atendida sozinha, em espaço privado, durante toda a consulta ou parte dela .Direito reconhecido pelo Estatuto da criança e do adolescente - ECA.

  • "O médico não é um monstro" -  Na primeira consulta , o ginecologista vai conversar com você . Ele vai querer saber a respeitos d a sua saúde em geral ( se toma remédios / doenças da infância / histórico das doenças da família , etc ). Depois , ele vai querer saber porque você veio para a consulta ( queixa). O ideal é que você mesma , conte com suas palavras o que está sentindo , mas se precisar de uma ajudinha , pode pedir auxílio ao acompanhante.  Esse “bate papo” pode ser bem legal ,se você deixar a vergonha de lado e perguntar todas as suas dúvidas sobre ciclo menstrual , métodos anticoncepcionais  e Doenças sexualmente transmissíveis  ( DST). Existem muitos mitos e crendices sobre esses assuntos , então aproveite para saber a verdade, através de alguém qualificado para orientá-la com segurança. Sugue o seu médico até matar a sede da sua curiosidade ! Eu adoro isso !  

  • Exame Físico Geral – O exame físico vai avaliar os dados de crescimentos ( peso/altura ), dados vitais e achados relacionados às suas queixas. Nada muito diferente do que você já está acostumada .

  • Exame Ginecológico –Aí é que o bicho pega, né? Mas , muita calma nessa hora! Nem sempre ele é realizado , mas caso seja necessário , ninguém vai fazer o exame “a força”. Se você ainda não estiver à vontade, ou se “não foi com a cara do médico “ , deixe o exame para uma segunda visita! Então , ouça com atenção o que ele lhe orientou e  aproveite para tirar qualquer dúvida que tenha restado . Mas , quando criar coragem , volte !

  • Exames Complementares – É frequente a solicitação de exames complementares para estabelecer um diagnóstico. Então, exames de laboratório ( sangue / urina /fezes ) e de  exames de imagem ( ecografia ) são os mais comuns. Podem ser feitos na própria clínica ou em clínicas referenciadas .Se você já iniciou a atividade sexual, deve colher o exame de Papanicolau e repeti-lo anualmente para estar prevenida contra o câncer de colo uterino . Trata-se de um procedimento indolor e muito rápido, causando apenas leve desconforto. 

  • Confidencialidade – O que você disser em consulta, é confidencial . Ou seja, o médico não pode falar para ninguém, sem o seu consentimento. O sigilo médico só pode ser quebrado ,se  houver alguma situação/doença que  lhe cause algum dano ou coloque em risco a sua saúde ou a de outra pessoa .    

         O médico ginecologista, é o especialista capacitado para conversar sobre sexualidade, anticoncepção, distúrbios menstruais e mudanças  estéticas do corpo em desenvolvimento. Não tenha vergonha de perguntar , nenhuma pergunta é boba ! Não se sinta constrangida durante o exame , somos acostumados a ver pessoas despidas todos os dias !  Nosso único objetivo é oferecer mais saúde e ajudá-la a conhecer seu próprio corpo melhor.

                                                                                                                                                                                  Grande abraço .

 O que esperar da sua primeira consulta com o Ginecologista ? 

Drª Alexandra Valverde

CRM - PR 19171

R. Piratininga 83, sala 02 - CEP 87200-163  -  Zona 1 - Cianorte PR

Fones : ( 44) 3401-0839 / (44) 9 9722-0987

e-mail : alexandra_gineco_logia@outlook.com