Xi! Menopausa . E  agora?

 

A menopausa é mais um estágio na vida da mulher! Trata-se de um período que, naturalmente,inicia-se entre 45 e 55 anos .Em alguns casos, pode ocorrer antes ( menopausa precoce ),espontaneamente ou após a cirurgia de retirada dos ovários.

Nessa fase,ocorrem várias transformações no organismo feminino. A mais marcante  refere-se ao ciclo menstrual , pois a intensidade ou a duração do fluxo menstrual tendem a ficar mais espaçadas , até parar. Outros sintomas comuns são:

 

  • Ausência da menstruação;

  • Ressecamento vaginal (secura);

  • Ondas de calor;

  • Suores noturnos;

  • Insônia;

  • Diminuição no desejo sexual;

  • Diminuição da atenção e memória;

  • Perda de massa óssea (osteoporose);

  • Aumento do risco cardiovascular;

  • Alterações na distribuição da gordura corporal;

  • Depressão.

 

Consiste em uma fase repleta de desafios, não é? Portanto, saber como superar cada um desses obstáculos é fundamental para uma melhor qualidade de vida na terceira idade .  É sabido que,  aumentam as possibilidades do aparecimento e/ou agravamento de algumas doenças como : Diabetes , Hipertensão , Osteoporose , Depressão,Doenças Cardiovasculares ,Obesidade , etc.

Mas ,muita calma nessa hora ! Sabemos também que alguns cuidados e hábitos de vida simples, do dia a dia ,podem desacelerar o tempo garantindo mais saúde e bem estar permanente .

Sem dúvidas ,o abandono de vícios ( cigarro / álcool ), uma dieta equilibrada e o treinamento físico adequado são grandes aliados para uma vida produtiva , realizada e independente.

Vamos falar nesse “bate papo” sobre os benefícios da atividade física para as mulheres  de meia idade.   

 

Porque  eu  preciso  fazer exercícios  físicos?

 

Hábitos sedentários aceleram os processos  degenerativos . Com o passar dos anos, realizar atividades simples como carregar uma bandeja ou descer as escadas , podem se tornar um grande desafio. Isso porque , nossos músculos vão atrofiando e as articulações vão se tornando mais rígidas pela falta de uso.  Assim , perdemos a força  e o equilíbrio , ficando mais sujeitas a quedas e fraturas.

Como o metabolismo fica mais lento, tendemos a desenvolver a OBESIDADE , pois ,  engordamos com mais facilidade e acumulamos gordura, principalmente em abdômen. Assim , aos poucos , perdemos a forma de pêra e passamos para a forma de maça. Essa nova distribuição corporal pode afetar nossa auto estima.

 

A atividade física pode reverter essa situação ! através de exercícios aeróbicos , é possível aumentar o gasto energético (calorias) e melhorar o funcionamento do organismo como um todo, fazendo com que o metabolismo volte à  ativa! Isso melhora  nossa disposição para as atividades diárias, fortalece a auto confiança e nos brinda com bom humor . Qual é o Resultado ?                    Xô depressão!

Exercícios com peso aumentam o ganho de massa magra ( músculo) , preservando a força , melhorando o equilíbrio e a firmeza/definição muscular .

O desgaste dos ossos após a menopausa se torna mais acentuado , favorecendo o aparecimento da osteoporose ( os ossos se tornam mais fracos e quebram com facilidade ). As atividades físicas como o alongamento , dança de salão, hidroginástica, treinamento funcional, etc...  são excelentes para desenvolver  a flexibilidade ,coordenação motora e equilíbrio, reduzindo a propensão a quedas. Além disso, são ótimas opções para fazer novas amizades e compartilhar experiências . O que eu ganho com isso ? Adeus solidão ! Tchauzinho tristeza!

A atividade física reduz a pressão arterial, os níveis de colesterol e os efeitos da glicose no sangue; prevenindo o desenvolvimento de Hipertensão Arterial e Diabetes. Melhora o sistema imunológico que promove nossas defesas contra gripes e resfriados .  Favorece a circulação do organismo e a perfusão  cerebral  o que significa redução das ondas de calor ( “calorões” ) e melhora no grau de atenção e memória . Você ainda não está convencida ? Então pense na economia em medicamentos!

Durante a prática de esportes , o cérebro libera substâncias naturais responsáveis pela sensação de “Bem Estar “  capazes de diminuir o stress , ansiedade e promover melhora na qualidade do sono. Nós somos muito mais bonitas quando sorrimos!

O ambiente desportivo é alegre, muito divertido  e contagiante! Não importa se você caminha ou corre. Qual ritmo você mais gosta  ? valsa ou zumba ?  O que interessa é mexer o corpo , colocar essa máquina para funcionar!

Se você já praticou alguma atividade física , retome seus treinos. Se você ainda não sabe o que gostaria de fazer, experimente ! faça aulas experimentais. Nunca é tarde para começar ! 

Você é uma obra prima de Deus criada para ser feliz e produtiva em todas as estações da sua vida !

Desejo que você tenha passos firmes para guiar os seus filhos,   muita saúde e disposição para correr com  os seus netos e um coração bem forte capaz de se emocionar com as grandes surpresas reservadas para cada dia! Cuide bem de você para poder cuidar de quem você ama por mais tempo !

Grande abraço.

 

 

Esse texto foi escrito em parceria com o grade amigo e  Personal Trainer  , Glauco Corrêa 

Dados para contato :    

             /correatrainer       

              glaucoedf@live.com

              (44) 9 9987-4962

                             

 

Drª Alexandra Valverde

CRM - PR 19171

R. Piratininga 83, sala 02 - CEP 87200-163  -  Zona 1 - Cianorte PR

Fones : ( 44) 3401-0839 / (44) 9 9722-0987

e-mail : alexandra_gineco_logia@outlook.com